Selagem de passagem de cabos

O QUE É SELAGEM DE PASSAGEM DE CABOS

As aberturas existentes nas paredes, tetos e lajes das edificações industriais, são dimensionadas para permitir a passagem, manutenção e ampliação da rede elétrica, as quais permitem a comunicação entre os diversos ambientes do complexo industrial.

Durante um incêndio, devido ao fenômeno da convecção, grande quantidade de fumaça, gases tóxicos e até chamas passam pelas aberturas que não estejam adequadamente vedadas com materiais isolantes à prova de fogo. Para isso é possível fazer uso da selagem de passagem de cabos com fibra cerâmica.

ONDE ENCONTRAR SELAGEM DE PASSAGEM DE CABOS

Os sistemas PPCI utilizam a tecnologia da selagem de passagem de cabos (isolamento térmico) para solucionar problemas de proteção contra incêndio. Estes são fabricados a partir fibra cerâmica na forma de mantas e massas resistentes ao fogo.

São classificados pelo UL – Underwriters Laboratories como incombustíveis, não liberam gases tóxicos em contato com a chama e permitem a modificação dos cabeamentos com facilidade.

A Termocom Engenharia disponibiliza vários sistemas aprovados pelas Certificadoras Internacionais em atendimento às Normas regulamentadoras, às Seguradoras e à Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros para selagem de passagem de cabos e outros serviços.

As principais características da selagem de passagem de cabos são:

  • Baixa condutibilidade térmica;
  • Peso reduzido;
  • Flexibilidade de instalação, facilitando a instalação de novos cabos;
  • Montagem limpa e segura, podendo ser instalado em construções habitadas;
  • Resistência a 1200 ºC sem alterar suas propriedades;
  • Isentos de resina;
  • Óleo e água não alteram suas propriedades;
  • Não contém amianto;
  • Estanqueidade à passagem de poeira;
  • Imunidade à ação de roedores.

SELAGEM DE PASSAGEM DE CABOS COM FIBRA CERÂMICA

A Termocom Engenharia, empresa associada à ABPP, especializada em isolamento térmico industrial e proteção passiva contra incêndio, atua nos mais diversos segmentos que requeiram selagem de passagem de cabos, como industrias no geral, geração de energia, construção cível, etc. oferece:

  • Avaliação das áreas onde a Proteção Passiva Contra Incêndio é necessária;
  • Realização do levantamento e da quantificação;
  • Especificação, fornecimento e instalação de produtos e sistemas certificados, criados por fabricantes nacionais e internacionais conceituadas.

Além de selagem de passagem de cabos pode ser encontrada com várias nomenclaturas: selagem de shafts, selagem de shafts antichamas, selagem de shafts de cabos elétricos, sistema de selagens de shafts, stopfire, stop fire e firestop. Todas estas nomenclaturas têm o mesmo objetivo, que é definir a compartimentação de ambientes contra incêndio.

A Termocom também está apta a oferecer selagem de shafts hidráulicos, onde tubos de PVC com diâmetros acima de 40mm, recebem um colar intumescente para que, em caso de incêndio, o fogo e a fumaça não passem pelo vão deixado pelos tubos.

Para saber mais sobre Selagem de passagem de cabos

Ligue para 19 3278-4505 ou clique aqui e entre em contato por email.